Professor James Onnig

Falo,leio e escrevo sobre a geografia e o mundo

A construção dos Polders na Holanda

Há quase mil anos atrás a Holanda iniciou um processo de luta contra a natureza e pela sua sobrevivência. Cerca de 60% do território holandês encontra-se abaixo do nível do mar. Desde então a tecnologia e a luta dos holandeses visava expandir as áreas para o uso humano e evitar que as enchentes voltassem a produzir  regiões de solo salino. Inicialmente técnicas rudimentares de manipulação do solo, como a construção de barragens, deu inicio a uma era de avanços na engenharia que permitiram a expansão do território holandês. Essas áreas “domesticadas” passaram a representar a marca da Holanda que assim abria maiores para usos agrícolas e urbanos. A meta principal era deixar os terrenos antes molhados, secos o maior tempo possível. Criou-se um sistema muito sofisticado de diques, represas e canais. Essas alterações no território foram possíveis graças a construção de mais de 3.000 polders (ou pôlderes), que possibilitaram a drenagem de grande parte do território holandês. Esses terrenos se assemelhavam a pântanos porém salgados.

O processo de edificação de um polder é feito a partir da construção de diques em torno das áreas encharcadas para evitar a entrada de água do mar. Em seguida as poças de água são bombeadas pelos canos ligados aos moinhos. Depois de secos esses terrenos acondicionavam canais que permitem a água ser direcionada para o mar ou para um outro uso.

Nesses campos são plantados inicialmente tulipas que tem a capacidade de corrigir a química do solo para que depois se plantem outros alimentos.

As técnicas evoluíram tanto que hoje alguns polderes estão bem próximos do mar e fazem com que a produção agrícola holandesa seja crescente.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Hoje os diques e barreiras são tão grandes que se transformam em estradas.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em novembro 20, 2012 por .