Professor James Onnig

Falo,leio e escrevo sobre a geografia e o mundo

O I.D.H já conhecemos. E o Índice de Pobreza Multidimensional?

  

   Em 2010 o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD) lançou uma outra forma de analisar a qualidade de vida das populações.

   Em conjunto com o Oxford Poverty and Human Development Initiative(OPHI) foram desenvolvidos cálculos para dimensionar as dificuldades de vida de determinadas populações através das privações às condições básicas de vida.

   Foram criados dez índices: nutrição, mortalidade infantil, anos de escolaridade, crianças matriculadas em escolas, gás de cozinha, presença de sanitários adequados, eletricidade, pavimentação, bens domésticos, água potável.

  Se uma família sofre privações sérias em pelo menos 30% desses índices ela é classificada como sendo de pobreza MULTIDIMENSIONAL.

  O índice é muito importante pois aponta o tamanho dos esforços para se superar situações muito complicadas, onde um grupo humano sofre privações que dificultam seu desenvolvimento.  

Com intensidade variável as privações atingem quase 40% das famílias brasileiras.

 A situação já foi bem pior no passado. No Brasil, a renda garante acesso a muitas coisas. Em alguns países africanos porém, esse acesso não depende exclusivamente da renda já que às vezes, o país tem infraestrutura precária demais e ter dinheiro não faz tanta diferença assim.

   Essa nova medida tem sido usada para avaliar as políticas de transferência de renda e verificar se essas ações realmente estão mudando a vida da população mais necessitada. Fica aí uma dica para todos que discutem os programas de ajuda social oferecidos pelos governos.

 

 

 

  

About these ads

2 comentários em “O I.D.H já conhecemos. E o Índice de Pobreza Multidimensional?

  1. hamilton
    setembro 1, 2012

    Lendo isso James você acha correto não só no Brasil mais em todos os países no mundo, se unirem e pensar sobre como resolver esses problemas ? Você acha james que as pessoas que estão no governo tem preocupação com isso ? Como exemplo citaremos a ONU como referência. A ONU gastou mais de $5 bi para procurar vida em outro planeta sendo que as vidas aqui eles não dão a necessidade basica como saude, educação, saneamento básico, acesso a agua potável e etc. Acho que as pessoas estão cada vez mais desprovidas de sentimentos, cada vez mais as pessoas estão anestesiadas com o ato de ligar o jornal na globo news e ficar sabendo que uma pessoa morreu logo de manhã, deveria chocar as pessoas e quando se fala nisso elas respondem que nem prestarão atenção, ou seja, nossa sociedade hoje que será sociedade de nossos filhos amanha está cada vez mais se auto-destruindo .

    • Professor James Onnig
      setembro 3, 2012

      Hamilton, concordo com algumas afirmações suas. O que vc diz tem muito a ver com governança global! Sugiro que leia sobre o tema para a gente continuar o papo! O lance dá ONU merece uma pesquisa também!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em agosto 31, 2012 por .
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: